abril 13, 2008

Bolo de Natas

A receita do bolo de natas foi publicada pela CACAU em Setembro de 2007, e reza assim:

2 chávenas (chá) de açucar - só pûs 1 e 1/2
2 chávenas (chá) de farinha
2 pacotes de natas
5 ovos (os que usei eram frescos e caseiros)
1 colher de chá de fermento em pó
1 pitada de sal (a receita não indicava, mas eu ponho sempre...)



No modo de fazer alterei a meu jeito : comecei por bater as claras em castelo firme e juntei-lhes a 1/2 chávena de açucar.
Depois bati as natas com o açucar restante e fui juntando as gemas, uma a uma. Pôr fim envolvi a farinha previamente misturada com o fermento e o sal, alternadamente com as claras, e sem bater.
O bolo ficou enorme, como podem verificar pela foto, e cheguei a temer que a forma vertesse...
Cozi-o em forno médio, durante uns bons 50 minutos.

Quando ficou pronto comecei a inventar (quem me conhece não estranha!) : Fiz uma calda com 1/4 l de leite, açucar a gosto e 3 colheres de sopa de manteiga e reguei o bolo com ela, ainda dentro da forma. Desenformei-o já frio e cobri-o com côco ralado.

Dado o fim a que se destinava não o provei, o que muito me custou!...

1 comentário:

Elvira disse...

Já andava com saudades suas, Paula. :-)

Seja bem vinda de volta.

Beijinhos.