junho 14, 2008

Risotto de cogumelos porcini



Sem grande inspiração para o jantar de ontem, lembrei-me de uma embalagem de cogumelos porcini que andava esquecida no armário e saiu este risotto, talvez o mais bem sucedido e cremoso que fiz até hoje.

Usei arroz arborio, mas da próxima vez hei-de tentar com um bom carolino português e depois dou conta do resultado...

Comecei então por passar os cogumelos por água fria corrente e pû-los a demolhar em duas chávenas de água morna, durante meia hora.

Entretanto piquei uma cebola e refoguei-a em manteiga até ficar lourinha. Nessa altura juntei o arroz e envolvi tudo. Acrescentei os cogumelos demolhados e, já sabem, com os risottos continuamos a mexer... Juntei um golo de vinho branco e deixei evaporar. Depois foi acrescentar o líquido onde demolharam os cogumelos, coado e a fervilhar, em pequenas porções, à medida que o arroz o ia absorvendo, e temperar de sal e pimenta. Esta operação leva um bom quarto de hora, sempre a mexer...

Pode usar-se também um bom caldo de galinha, mas achei uma pena deitar fora aquele líquido perfumado dos cogumelos.

Quando achei que estava no ponto, juntei ao arroz uma colher de sopa de manteiga, mexi bem e apaguei o lume.

Cada um juntou ao seu prato parmesão ralado a gosto e comêmo-lo assim, bem quente!

12 comentários:

Unknown disse...

Risotto bom este hein?!
Bjs

anna disse...

Ficou um apetite, mas sou suspeita, adoro risottos e cogumelos...
Beijinhos.

risonha disse...

e que risotto delicioso...
já tenho saudades de fazer/comer risotto.

edinha disse...

Gostei deste risotto
Beijinhos

claudia disse...

Fiquei cheia de fome, com este risoto e ainda por cima tem cogumelos!

QqCoisa disse...

UAU! Até fiquei com fome! :)

Registe-se gratis no novo portal ParaCozinhar de blogs de culinária. Visite-nos em www.paracozinhar.com

Natália Eleutério disse...

E ficou um belo risoto, bom fim de semana , bjs

Catarina Santos disse...

Sabes que nunca confeccionei Risotto? Mas um dia hei-de experimentar, e esta tua receita é uma óptima sugestão :)

Beijinhos e boa semana!!

MJ disse...

Olá
Já há muito tempo que visito o vosso blog e como são da beira como eu não falho, nunca comi risotto, um dia vou provar. Agora gostava de saber qual é a Patelaria na Covilhã que tem os "Bábás" melhores para eu pedir ao meu marido para me trazer. Aqui em Coimbra não consigo arranjar e confesso que ando com desejos de bábás...
Beijinhos
Mª João

Paula disse...

Cara Maria João,

a pastelaria que tinha os bábás era a "Lisbonense",a mais antiga da cidade, e ficava mesmo na Praça do Município. Infelizmente, fechou no início deste ano, com muita mágoa minha... É que o edifício onde se situa é já o unico que mantém a traça original, e está a precisar de restauro.

Alternativas? A pastelaria do Montiel, logo ao lado, tem bábás, mas não são a mesma coisa!...

Um beijinho, obrigada por nos ler!

Anónimo disse...

Nunca comi risotto...talvez seja desta, estou tentada a provar... :)

Chapa disse...

Só não concordo em refogar a cebola em margarina, quem me tira um bom azeite...
Foi um prazer encontrar o teu blogue.