junho 08, 2009

Fofo de atum















A receita deste bolo salgado veio da Mesa para 4, onde foi feito na Bimby.
Não tenho Bimby, mas apeteceu-me fazer o bolinho, por isso adaptei-o, com sucesso, à cozinha tradicional.

É perfeito para piqueniques e refeições ligeiras. Obrigada pela receita!

Quem quiser experimentar não vai ficar desiludido, porque é muito saboroso. Serviu-nos de jantar, precedido por uma sopa e acompanhado por uma salada.

Fazer um refogado com pouco azeite, 1 cebola média e 2 dentes de alho. Juntar duas colheres de sopa de polpa de tomate. Juntar o atum (na receita uma lata, eu usei duas) desfeito com um garfo e rectificar de sal. Reservar.

Preparar a massa:

Bater 4 ovos com 200ml de leite e 100ml de óleo (usei azeite e só pûs 50ml, tendo em conta o já usado para o refogado).
Juntar 300g de farinha misturada com 1 colher de chá de fermento, uma pitada de sal, pimenta e noz moscada (não usei a última). Juntei também um ramo de salsa picada, não indicado na receita.

Juntar a mistura do atum à massa reservada e envolver bem.

Levar em forma untada a forno pré-aquecido a 180º durante cerca de 40 minutos.

4 comentários:

anna disse...

Também não tenho Bimby e gostei muito deste bolo salgado.
É bom para uma refeição despachada, só com uma saladinha.
Beijinhos.

moranguita disse...

eu tambem nao tenho bibmy mas adoro ver as cozinhas que tem. da sempre para adapatr e aqui esta a prova.
bijinhos

♥ mesa para 4 disse...

Ficou maravilhoso, é óptimo para esta época que se avizinha e para levar para a praia tb ;-) Obrigada por exprimentares...chuac :-*

risonha disse...

ontem abri uma lata de atum, daquelas que têm quase 1kg e agora estava sem saber como gastar o que restou da lata.
aqui está uma bela receita para eu gastar o resto do atum.
Obrigado!