outubro 16, 2011

Um passeio à serra e ... uns rojões à transmontana

No último feriado fizemos um passeio e passámos o dia na serra, perto de Manteigas, num sítio que adoramos:  o Covão da Ponte, à beira do Mondeguinho, ainda juvenil.
É um local fresco e aprazível, daqueles de que gostam os amigos da natureza e da paz. Sempre que podemos escapamo-nos para lá, para esquecer a rotina e o bulício da vida diária. Voltamos sempre mais leves e felizes.

http://farm3.static.flickr.com/2427/3904960020_24632cef96_z.jpg 

Já cozinhei um bocado em cima da mesa de pedra que se vê na imagem abaixo, num fogãozito de campismo  :)
No parque há também vários locais para fazer churrascos, que como é sabido são os petiscos predilectos de quem vai passar um dia ao campo.

Desta vez comemos um bacalhau à lagareiro ao almoço e um entrecosto grelhado ao lanche-ajantarado, mesmo antes do lusco-fusco...

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj5tCBQiJxLNmHpVHytZUIrFa3_IvggqqKv00mp5F3PmJR8_P2EA18ZVkHkGZMLwXtstumSlU3KQsyJm7xj__JJIC2kE1xjRunMRHq17O1DVEHu7MeJWtD4SuUwG4CuZS0Wer7R/s400/Covao-da-Ponte-3.jpg


E então de onde vêm os rojões? Bom, é que no parque há um castanheiro que nos brindou com uns 3 quilos de castanhas. Foram as primeiras que vi este ano: cada vez que passavámos debaixo do castanheiro enchiamos os bolsos de castanhas e, grão a grão, encheu a galinha o papo! Ora do que me havia de lembrar? Apesar do tempo continuar muito quente lembrei-me de uns rojões à transmontana... E, com calor ou sem ele pûs a ideia em prática.



Num recipiente mistura-se vinho branco,  louro,  pimentão, dentes de alho cortados em fatias, salsa picada, sal e pimenta.

Junta-se carne de porco cortada em cubos pequenos (de preferência do lombo) e mistura-se tudo. Guarda-se no frigorífico, coberto, durante pelo menos um dia.

Depois deita-se a carne e marinada num tacho e deixa-se cozinhar até que a carne esteja tenra. Se necessário  retira-se a carne e deixa-se reduzir um pouco o molho, conservando-a quente. Há quem a salteie em banha, e suspeito que ficará ainda mais saborosa, mas eu omito este passo, por razões óbvias...

Juntam-se-lhe as castanhas e as batatinhas cortadas aos cubos, previamente cozidas e descascadas, e rega-se tudo com o molho. Serve-se com a salsa picada polvilhada por cima.

Nota: receita adaptada daqui

2 comentários:

Isabel Salvador disse...

Que passeio bonito amiga, gostei muito...lindo os rojões..bjokitass

Paula disse...

Belinha, é de facto um sítio encantador!