outubro 29, 2011

Bolos de leite Suiços



Encontrei num site espanhol a receita deste bolos de leite lêvedos e pouco açucarados. Ainda ando a explorá-lo, porque acho que tem receitas fantásticas! Os bolinhos são deliciosos para lanche e pequeno almoço, barrados com um pouco de manteiga ou doce.
Eu gosto deles simples, acompanhados com uma caneca de café com leite. O mel que usei na receita, por ser serrano e de aroma forte, deixou a sua marca nos bolinhos...
Ao contrário do que indica a receita, não os pincelei com ovo batido, mas apenas com leite, e também não os polvilhei com o açucar, mas acho que teriam ficado mais bonitos, menos "carecas" :)

Levam então:
350 g de farinha (um pouco mais se necessário).
65 g de manteiga
1 colherada de sopa de mel
40 g de açúcar
15 g de levedura fresca
2 ovos médios.
200 g de leite
2 colheres de sopa de leite em pó
1 colher de café de sal, ou a gosto

Para finalizar:
Ovo batido
Açucar para polvilhar

O modo de fazer:
Desfazer o fermento em algumas colheradas de leite morno e 80g de farinha. Reservar.
Misturar todos os ingredientes restantes e juntar a massa fermentada. A massa deve ficar branda, sem ficar pegajosa, caso em que se deve adicionar um pouco mais de farinha.
Deixa-se levedar, coberta, até que dobre de volume. Depois moldam-se os bolinhos, com cerca de 40g cada, e deixam-se levedar de novo.
para finalizar pincelam-se os bolinhos com ovo batido, faz-se uma fenda em cada um (esqueci-me deste pormenor...) e polvilham-se com açucar a gosto.

Colocam-se no forno, pré-aquecido a 180ºC, durante 15-20 minutos. Os meus ficaram um pouco coradinhos demais...

Espero que gostem ;)

outubro 24, 2011

Livro Novo!

Não consegui esperar pela versão portuguesa, que tarda em chegar, e adquiri mais este:


Durante uns dias não estranhem a minha ausência...
Depois de ter passado horas no youtube a admirar a performance do rapaz, agora vou embrenhar-me na leitura da coisa ;)

Adoro tanto ler como cozinhar... Então quando se podem fazer as duas coisas em simultâneo, a vida é bela!

outubro 16, 2011

Um passeio à serra e ... uns rojões à transmontana

No último feriado fizemos um passeio e passámos o dia na serra, perto de Manteigas, num sítio que adoramos:  o Covão da Ponte, à beira do Mondeguinho, ainda juvenil.
É um local fresco e aprazível, daqueles de que gostam os amigos da natureza e da paz. Sempre que podemos escapamo-nos para lá, para esquecer a rotina e o bulício da vida diária. Voltamos sempre mais leves e felizes.

http://farm3.static.flickr.com/2427/3904960020_24632cef96_z.jpg 

Já cozinhei um bocado em cima da mesa de pedra que se vê na imagem abaixo, num fogãozito de campismo  :)
No parque há também vários locais para fazer churrascos, que como é sabido são os petiscos predilectos de quem vai passar um dia ao campo.

Desta vez comemos um bacalhau à lagareiro ao almoço e um entrecosto grelhado ao lanche-ajantarado, mesmo antes do lusco-fusco...

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj5tCBQiJxLNmHpVHytZUIrFa3_IvggqqKv00mp5F3PmJR8_P2EA18ZVkHkGZMLwXtstumSlU3KQsyJm7xj__JJIC2kE1xjRunMRHq17O1DVEHu7MeJWtD4SuUwG4CuZS0Wer7R/s400/Covao-da-Ponte-3.jpg


E então de onde vêm os rojões? Bom, é que no parque há um castanheiro que nos brindou com uns 3 quilos de castanhas. Foram as primeiras que vi este ano: cada vez que passavámos debaixo do castanheiro enchiamos os bolsos de castanhas e, grão a grão, encheu a galinha o papo! Ora do que me havia de lembrar? Apesar do tempo continuar muito quente lembrei-me de uns rojões à transmontana... E, com calor ou sem ele pûs a ideia em prática.



Num recipiente mistura-se vinho branco,  louro,  pimentão, dentes de alho cortados em fatias, salsa picada, sal e pimenta.

Junta-se carne de porco cortada em cubos pequenos (de preferência do lombo) e mistura-se tudo. Guarda-se no frigorífico, coberto, durante pelo menos um dia.

Depois deita-se a carne e marinada num tacho e deixa-se cozinhar até que a carne esteja tenra. Se necessário  retira-se a carne e deixa-se reduzir um pouco o molho, conservando-a quente. Há quem a salteie em banha, e suspeito que ficará ainda mais saborosa, mas eu omito este passo, por razões óbvias...

Juntam-se-lhe as castanhas e as batatinhas cortadas aos cubos, previamente cozidas e descascadas, e rega-se tudo com o molho. Serve-se com a salsa picada polvilhada por cima.

Nota: receita adaptada daqui

outubro 10, 2011

Do fim de semana...

Do que eu hoje devia falar aqui era da perna de borrego assada no forno, a desfazer-se de suculência apenas com a ajuda do garfo, a derreter-se na boca... Há tempos que não comia um borreguinho tão bom! Mas dele nada sobrou para contar a história, ou melhor, o que sobrou acabou num empadão de arroz que também desapareceu sem deixar rasto...

Outra delícia que me encheu as medidas foi um bacalhau à Assis que adorei; acho que gosto mesmo mais do que do tradicional à Brás, embora esta opinião não seja consensual cá em casa (quando é que é?!), e o meu mais que tudo se perca pelo bacalhau à Brás.

As fotos, sempre da autoria da minha filha Margarida, não foram tiradas a tempo e oops! ficam para a próxima...

Restam então estas singelas queijadinhas de leite, receita tirada de um blog, aqui ao lado, que por sinal há muito que não é actualizado...


A receita consta de :

2 ovos
100g de farinha
1/2 l de leite
50g de manteiga derretida
50g de açucar (aumentei um pouquinho, para 70g)
1 colher de café de essência de baunilha (juntei por minha iniciativa)

Sei que havia uma ordem para bater e juntar os ingredientes, mas a verdade é que juntei e bati tudo junto, só até a massa ficar homogénea. E foi para as forminhas, previamente untadas de manteiga e polvilhadas com farinha. Esta última é a parte que eu detesto... alguém já fez queijadas em forminhas de silicone? e aconselham?...

Foram ao forno, que já estava a 180ºC, até que o palito inserido no centro de uma delas saiu seco. mas podiam ter corado um pouco mais.

A receita rendeu uma dúzia de queijadinhas.