maio 31, 2012

6 anos de Rap'ó Tacho

O Rap'ó Tacho fez 6 anos no dia 3 de Maio e, antes que acabasse o mês, lá me lembrei do facto...
É que eu sou mesmo péssima para fixar datas de aniversário: os meus amigos já estão habituados a receber os parabéns atrasados!...

maio 26, 2012

Joelho de porco no forno

Inspirei-me numa receita da Nigella para o preparar, e usei dois joelhos de porco.

Com uma faca bem afiada fiz uns cortes no courato que cobre a carne do joelho de porco, de forma a evitar que encolhesse excessivamente durante a cozedura. Salguei a carne com duas colherzinhas de sal grosso; acho que a carne de porco fica muito mais saborosa se for temperado com sal de véspera. Guardei no frigorífico.

No dia, pré-aqueci o forno no máximo. Coloquei cebola às rodelas grossas no fundo da assadeira.

Fiz uma mistura com alho esmagado, colorau (pouco), pimenta preta moída na hora e azeite, com que besuntei muito bem a carne. Coloquei sobre a cebola e reguei com 4 colheres de sopa de água a ferver. Deixei em forno máximo durante meia hora, e depois reguei com uma cerveja preta.. Reduzi a temperatura do forno para os 170ºC e ficou a assar durante mais duas horas. Deve vigiar-se a quantidade de líquido, de forma a evitar que seque ou queime, juntando uns pingos de água ou mais cerveja.

A receita original diz para se juntarem batatas e maçãs cortadas aos quartos à carne, antes de acrescentar a cerveja. Desta vez não o fiz, cozinhei apenas a carne, que acompanhou com batatas assadas à parte. Mas é uma experiência a fazer.

Quando o assado ficou pronto, retirei a carne para uma travessa e levei a assadeira ao lume com um pouco de  água a ferve e uma colherada de mostarda, para fazer o molho. Verti sobre a carne na travessa e servi. Ficou muito tenra e suculenta, todos lá em casa gostaram muito.



maio 24, 2012

No fim de semana passado saiu um joelho no forno e um fofo de limão que estavam de estalo. Ah, lamento, mas comemos tudo sem que tenha tirado qualquer fotografia...

Começo pela sobremesa, cuja receita li no livro de receitas de Helena Sacadura Cabral. É uma sobremesa leve e cítrica, muito fácil de fazer, com ingredientes banais e apropriada para os dias de calor que se avizinham.


FOFO DE LIMÃO

Dissolvam 50g de maizena num pouco de leite, retirado do 1/2 litro necessário para a receita. Juntem o leite restante e 3 colheres de sopa de margarina magra ou de soja ( a D. Helena tem uma preocupação saudável com o peso e a saúde!), ligeiramente aquecida.

Levem a mistura a lume brando e deixem ferver durante 3 minutos, mexendo sempre para evitar que se formem grumos. Juntem açucar ou adoçante a gosto, ou uma mistura dos dois, e o sumo de 1 laranja grande e raspa de 2 limões.

Entretanto batam 2 claras em castelo e misturem delicadamente no creme (atenção!! se estiver muito quente, vai cozer as claras...).

Coloquem o preparado numa taça de vidro e levem ao frigorífico; sirvam bem geladinho.


A seguir vos conto sobre o joelho no forno...








maio 19, 2012

Dia 19 de Maio
é o:


Promovido pela Fundação de Jamie Oliver.

A Fundação Jamie Oliver Food Foundation foi fundada em 2011 para combater a obesidade e promover o equilíbrio alimentar através de uma melhor a educação sobre nutrição e aprendizagem na cozinha. Tem por vocação acompanhar o movimento cultural para uma melhor alimentação e desenvolver programas para a confecção de alimentos frescos, em casa, na escola e nas empresas.


Mais informações em:


http://foodrevolutionday.com


maio 10, 2012

Risotto de camarão



Sem inspiração para o jantar, passei no Cinco Quartos de Laranja e deparei-me com um risotto de camarão de fazer crescer água na boca!

Simplifiquei um pouco a receita, e saiu lá em casa este risotto delicioso. Só faltou salpicar com coentros antes de tirar a fotografia.

Fiz assim:

Retirei a cabeça e descasquei os camarões em crú. Pûs as cascas e as cabeças ao lume, com água e uma pitada de sal, afim de obter o caldo para o risotto. Mantive sempre em fervura lenta.

Piquei uma cebola pequena e dois dentes de alho que estalei em azeite e uma noz de manteiga, sem deixar ganhar cor. Juntei um talo de aipo cortado em pedacinhos muito miúdos.

Juntei um copo de 200ml de arroz para risotto e envolvi bem na gordura. Quando ficou translúcido juntei um copo pequeno de vinho branco e deixei evaporar. Depois fui juntando conchas do caldo de camarão, segundo a táctica habitual para os risottos: absorveu a primeira, junta-se a segunda... O processo levou cerca de 20 pacientes minutos, até esgotar o caldo e o risotto ficar no ponto. Verifiquei o sal e juntei uma pitada de pimenta fresca.

Entretanto, enquanto ia mexendo o  risotto, salteei os camarões descascados numa frigideira com um fio de azeite, um dente de alho esmagado e uma pequena malagueta picada.

Dispensámos o  queijo da ilha e a manteiga, e comemos o risotto assim, com os camarões salteados, apenas polvilhado com um punhado de coentros picados.

Obrigada, Laranjinha, pela inspiração!