setembro 09, 2013

Fondue dos Pobres


Vi esta receita no blog Cinco Sentidos na Cozinha (link aqui ao lado) há mais de 3 anos, imaginem! Fiquei com imensa vontade de experimentar, e só agora o fiz.
Não imaginam a quantidade de receitas que eu anoto para experimentar!... Se as cozinhasse as todas acho que nunca mais repetiria um prato durante o resto da minha vida.

O pãozinho rústico da foto acima também contribuiu em muito para me relembrar desta receita: foi vê-lo para logo desejar aplicá-lo em qualquer coisa nova. O facto de não ser redondo ainda me aguçou mais o apetite; achei que o recheio ficaria espalhado numa superfície maior e mais estaliça. E ficou.

Nesta primeira foto o pãozinho ainda não tinha dado entrada no forno. Depois de por lá passar ficou assim: 



Apetitoso, verdade?

Então, faz-se assim:
Mistura-se um frasco pequeno de maionese (eu cá usei da que eu faço!) com meio chouriço corrente picado (usei chouriço de carne picante, da Guarda), 1/2 cebola, igualmente picada, e 100g de queijo ralado (aqui usei fatias de flamengo cortado em tirinhas, era o que havia).

Corta-se uma tampa ao pão e reserva-se; retira-se o miolo à outra parte, para obter uma espécie de recipiente, que se recheia com o preparado acima.

E leva-se ao forno, a "taça" e a "tampa". Quando o recheio fica douradinho, está pronto a servir. A crosta tostada é a primeira a desaparecer, barrada com o recheio suculento ;)

Cá em casa todos adorámos esta guloseima calórica, que já correu blogs, inventada não se sabe por quem! É uma entrada muito dada a convívios, e muito adequada aos dias mais frescos que se avizinham.




Sem comentários: